18 de Março – Cris Bierrenbach + 19 e 20 de Março – Retrato em Cianótipo com Ligia Minami

Cris_e_Ligia_para_Site

Ciclo de Palestras e Oficinas – Processos fotográficos: Experimentações e Conservação

MARÇO

Nosso terceiro evento de 2016 ocorre em Março. Na SEXTA-FEIRA,  18 de Março, a artista convidada CRIS BIERRENBACH dá palestra sobre sobre seu trabalho com diferentes suportes fotográficos, vídeo, instalação e performance.

No SÁBADO E DOMINGO,  19 e 20 de Março, Ligia Minami dá a oficina de Retrato em Cianotipia. Os participantes vão praticar a cianotipia de duas maneiras combinadas: produção de fotogramas e positivação de negativos digitais.

Sexta – 18 de Março de 2016 – 20:00 – Palestra de CRIS BIERRENBACH

_96_Procurado_03-10Cris vai falar sobre seu trabalho com diferentes suportes fotográficos, vídeo, instalação e performance.

Cris Bierrenbach é artista visual e fotógrafa. Iniciou sua carreira no fotojornalismo na Folha de S. Paulo, e posteriormente atuou na fotografia editorial, como fotografa e editora de imagem. Como artista visual explora em suas obras a materialidade de diferentes processos fotográficos, além de se expressar em outras linguagens como performance, video e instalações. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, em Cuba, na França, no Japão, na Alemanha e em outros países. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios, como o Prêmio Porto Seguro de Pesquisas Contemporâneas (2004) e XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia  (2010). Suas obras compõem os acervos de instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), e Maison Europeéne de La Photographie (Paris, França).

Data: 18.03.16
Horário: 20h00 às 22h30
Clique aqui para ver como chegar.

botao_confirme_presença

 

 

Sáb. e Dom. – 19 e 20 de Março de 2016 – 9h30 às 17hh30 – Oficina de RETRATO em CIANOTIPIA com LIGIA MINAMI

LigiaMinami-CIANOS-01Orientada por Ligia Minami a oficina propõe a experimentação com o retrato e a cianotipia. Serão discutidos o histórico do processo, a estrutura e seus usos. O curso vai explorar algumas etapas:

•  captura fotográfica: explorando condições de luz que privilegiem a impressão pelo processo;
• fotomontagens: impressões com uso combinado de negativos digitais e fotogramas;
• cor: diferentes cores conseguidas pela manipulação das impressões em cianotipia.

A metodologia utilizada enfatiza o fazer empírico e as possibilidades do acaso contido em todas as etapas do processo criativo. O uso da fotografia aliando recursos digitais a processos arcaicos, desperta o olhar para novas possibilidades de materialidade contidas nas imagens digitais. O tecido como suporte expande as possibilidades de investigação visual com técnicas simples, mas de grande impacto estético.

Ligia Minami é fotógrafa e atua com foco na área de fotojornalismo e cultura. Mestranda em Poéticas Visuais na Unicamp e graduada pelo bacharelado de fotografia do Senac, possui trabalho autoral com ênfase na pesquisa de processos fotográficos históricos do século XIX e sua relevância no processo criativo contemporâneo. É docente em cursos livres de fotografia experimental – pinhole, cianotipia e goma bicromatada. Atua como designer gráfica e diretora de arte há mais de 15 anos, desenvolvendo projetos gráficos de livros, jornais, revistas e identidade visual de clientes diversos. Reside em São Paulo. (ligiaminami.4ormat.com)

1º Dia
1 – Breve histórico do processo da cianotipia dentro da história da fotografia, apresentação de referências, proposta do curso.
2 – Captura fotográfica digital em estúdio.
3 – Tratamento da imagem e impressão digital do negativo.
4 – Impressão de fotogramas em cianotipia com objetos cotidianos (folhas, flores, rendas, pregos, clipes, parafusos)
5 – Positivação de negativos combinados com fotogramas.

2º Dia
1 – Positivação de negativos ao sol.
2 – Alvejamento e tingimento de impressões da aula anterior.
2 – Desenvolvimento de fotomontagens mesclando fotogramas aos negativos.
4 – Conversa e reflexão sobre os resultados alcançados.

Data: 19 e 20.03.16
Horário: 9h30 às 17h30 – com pausa de 1h para almoço.
Custo: R$550,00 – inclui todos os materiais necessários.
Orientação: Ligia Minami.
Clique aqui para mais informação.

Botao_2

 

 

%d blogueiros gostam disto: