29 de Abril – Juliana Bittencourt + 30.04 e 01.05 – Goma Bicromatada com Fernando Fortes

Ju_e_Fernando_para_Site

Ciclo de Palestras e Oficinas – Processos fotográficos: Experimentações e Conservação

ABRIL

Nosso quarto evento de 2016 ocorre em Abril. Na SEXTA-FEIRA,  29 de Abril, a artista convidada JULIANA BITTENCOURT dá palestra sobre sobre seu trabalho pessoal com processos históricos e sobre sua pesquisa sobre artistas latino-americanos que utilizam esses mesmo processos.

No SÁBADO E DOMINGO,  30 de Abril e 01 de Maio, Fernando Fortes dá a oficina de Goma Bicromatada. Os participantes vão praticar goma aprendendo a preparar negativos para contato e todas as etapas do processo de Goma.

Sexta – 29 de Abril de 2016 – 20:00 – Palestra de JULIANA BITTENCOURT

Captura de tela 2016-04-07 às 19.22.55Além de apresentar seu trabalho pessoal, Juliana apresentará a Plataforma Luzia, uma plataforma aberta de pesquisa da produção experimental de processos fotográficos históricos na América Latina com o objetivo de analisar as origens e a difusão destas pesquisas nas práticas artísticas contemporâneas. Inicialmente configurada como um diálogo entre o Brasil e o México o projeto foi idealizado em 2013 em conjunto com Leandro Melo, desde então realizam um mapeamento destas práticas em ambos países.

Juliana Bittencourt é formada em Fotografia pelo Centro Universitário Senac (2008), se dedica à pesquisa da imagem técnica e atua como conservadora de fotografias e materiais fílmicos. Participou de residências artísticas como o programa Soma Summer e na Ceiba Gráfica, ambos no México. Recebeu a Bolsa Endesa de Patrimônio Cultural para Iberoamérica 2012-2013 com a qual trabalhou na Filmoteca Española por nove meses. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Data: 29.04.16
Horário: 20h00 às 22h30
Clique aqui para ver como chegar.

botao_confirme_presença

 

 

Sáb. e Dom. – 30 de Abril e 01 de Maio de 2016 – 9h30 às 17hh30 – Oficina de GOMA BICROMATADA com FERNANDO FORTES

Orientada por Fernando Fortes a oficina conta com uma parte teórica e outra prática, onde os participantes vão experimentar com o processo. Fernando Fortes é graduado em fotografia pela Faculdade SENAC. Atuou como responsável pelo acervo de fotografias da Cinemateca Brasileira e executa trabalhos de conservação e digitalização de acervos diversos.

Conteúdo:
– A preparação de negativos a partir de imagens digitais para impressão em processos fotográficos históricos.
– Goma bicromatada: histórico, estrutura, conservação e etapas de processamento.
– Oficina de impressão em Goma Bicromatada.

Fernando Fortes é graduado em fotografia pela Faculdade SENAC. Atua como responsável pelo acervo de fotografias da Cinemateca Brasileira e executa trabalhos de conservação e digitalização de acervos diversos. Leandro Melo é docente e conservador-restaurador de documentos gráficos e fotográficos, com ênfase em fotografias, e praticante de processos fotográficos históricos.

Data: 30.04 e 01.05.16
Horário: 9h30 às 17h30 – com pausa de 1h para almoço.
Custo: R$350,00 – inclui todos os materiais necessários.
Orientação: Fernando Fortes.

Botao_2

 

 

%d blogueiros gostam disto: