Conservação de Filmes Fotográficos

Aguarde Novas Datas e Horários

Botao_2

Público Alvo:
• Fotógrafos, Gestores de Acervos Fotográficos, Conservadores e interessados no assunto em geral.

Descrição:
• O curso propõe a compreensão das características físicas dos filmes fotográficos como componentes de acervo, a partir da contextualização de sua produção e de seus usos desde o final do século XX até o momento. Serão identificados materiais componentes dos filmes fotográficos e suas formas de deterioração características.
• Diferentes ações de conservação de filmes fotográficos serão abordadas. O diagnóstico e o planejamento de conservação serão utilizados para definir parâmetros e procedimentos para a conservação de filmes fotográficos. Os participantes experimentarão procedimentos práticos de conservação, como a confecção de embalagens de acondicionamento, a higienização de filmes fotográficos e as etapas de trabalho em projetos de digitalização de filmes fotográficos, e realizarão visita técnica monitorada a uma instituição com acervo de filmes fotográficos para observar os desafios e as soluções encontradas ou em planejamento para a conservação e o uso desses artefatos.

Atividades Dia a Dia:
1º Dia:
História dos filmes fotográficos
– Antecedentes: objetos fotográficos, negativos em papel e em vidro
– Desenvolvimento dos suportes de filmes fotográficos: nitrato de celulose, acetato de celulose, poliéster
– Desenvolvimento dos filmes coloridos
2º Dia:
Composição e comportamento dos filmes fotográficos
– Estrutura e materiais componentes dos filmes fotográficos
– Agentes e processos de deterioração dos filmes fotográficos
– Oficina: diagnóstico e identificação de bases plásticas de filmes fotográficos
3º Dia:
Conservação de filmes fotográficos: limpeza
– Segurança em trabalhos de conservação fotográfica
– Materiais e métodos de limpeza de filmes fotográficos
– Oficina: limpeza de filmes fotográficos

4º Dia:
Conservação de filmes fotográficos: ambiente e procedimentos
– Mobiliário de armazenamento
– Controle e monitoramento ambiental de áreas de guarda
– Congelamento de filmes fotográficos
– Segurança
– Recuperação de filmes danificados em acidentes com água
– Estabelecimento de normas e procedimentos de conservação
– Monitoramento do estado de conservação de filmes fotográficos

5º Dia:
Conservação de filmes fotográficos: acondicionamento
– Materiais e modelos de embalagens de acondicionamento
– Oficina: confecção de embalagens de acondicionamento para filmes fotográficos

6º Dia:
Diagnóstico e planejamento de conservação de filmes fotográficos
– Metodologias de diagnóstico de conservação
– O diagnóstico de filmes de acetato com AD Strips
– O planejamento de ações de conservação

7º Dia:
Visita monitorada a instituição com acervo de filmes fotográficos
– Composição do acervo
– Acesso e uso do acervo
– Soluções de armazenamento e acondicionamento
– Ações de conservação realizadas

8º Dia:
Conservação de acervos de imagens digitais
– Estrutura, características e riscos de deterioração de imagens digitais
– Estratégias de conservação de imagens digitais

9º Dia:
Digitalização de acervos de filmes fotográficos
– Critérios e procedimentos para digitalização de filmes fotográficos
– Equipamentos e fluxo de trabalho para digitalização de filmes fotográficos

10º Dia:
Gerenciamento de acervos de imagens digitais
– Fluxo de trabalho com programas de gerenciamento de imagens digitais

Início: A definir
Segundas, das 19h às 22h30m
Vagas: 15
Taxa de Matrícula: R$100,00
Pagamento: 3 x R$ 265,00 (sempre no fim de cada mês de aula) ou pague integral com 5% de desconto: R$760,00
Professores: Leandro Melo e Giselle Rocha
Duração: 10 Encontros – 35 horas

Botao_2

 

 

Inscreva-se via e-mail ou ligue 3062-8686 – 98101-9766

Bio dos Professores:

 

 

 

 

 

• Leandro Melo é docente e conservador-restaurador de documentos gráficos e fotográficos, com ênfase em fotografias, e praticante de processos fotográficos históricos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, obteve sua formação em conservação-restauração e em Fotografia em cursos no SENAI, no SESC, na Funarte e em outras instituições. Elabora e executa projetos de conservação-restauração de documentos para instituições e clientes particulares e capacitações em conservação-restauração através de sua empresa, a L3 – http://www.facebook.com/l3projetosculturais.  e-mail: l3.projetosculturais@gmail.com

gisa_15_09_07

 

 

 

 

 

Giselle Rocha é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-MG e mestre em Artes Visuais pela UFMG. Atua como conservadora do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, com ênfase no desenvolvimento de protocolos para reprodução digital e fluxo de trabalho com imagens digitais. Elabora e supervisiona trabalhos de conservação e digitalização de acervos fotográficos na empresa L3. e-mail: rocha.gi@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: